Microsoft apresenta agentes de IA que prometem transformar a produtividade nas empresas
A Microsoft lançou nesta segunda-feira (21) novas ferramentas de inteligência artificial para empresas. A fabricante de software apresentou 10 “agentes autônomos” de IA capazes de concluir tarefas no lugar de funcionários em áreas como vendas, suporte ao cliente e contabilidade.
“Criaremos muito mais agentes no próximo ano que darão aos clientes a vantagem competitiva de que precisam para preparar sua organização para o futuro. Hoje, estamos apresentando dez desses agentes autônomos.”
Microsoft, em comunicado
Segundo a Microsoft, a próxima fase é construir agentes que podem concluir tarefas sem intervenção humana, combinando raciocínio alimentado por IA generativa com bancos de dados e software existentes.
O que são os agentes de IA da Microsoft?
- Os agentes são como aplicativos na era da IA, explicou Jared Spataro, supervisor de produtos de IA para trabalho da Microsoft;
- As ferramentas de IA, algumas agindo de forma autônoma e outras em conjunto com um trabalhador, podem concluir tarefas, como pesquisar e classificar leads de vendas ou atualizar um tíquete de suporte ao cliente após uma chamada telefônica;
- Segundo Spataro, são tarefas e processos que funcionários “gostariam de não ter que fazer, mas precisam fazer repetidamente”. “Há alto rendimento se pudermos automatizar isso”, acrescentou.
- Os agentes estarão disponíveis em “prévia pública” a partir de dezembro até o início de 2025.
- O Copilot Studio permitirá que as empresas criem seus próprios agentes que atuam por iniciativa própria. A versão prévia do recurso será lançada oficialmente em dezembro.
Quanto custa para usar?
A Microsoft ainda não anunciou os preços dos agentes, que serão adicionados ao software Dynamics 365. O Copilot Studio, a ferramenta personalizada de criação de agentes, está incluído no Microsoft 365 Copilot, vendido a clientes empresariais no Brasil por R$ 178,50 mensais (ou R$ 2.142,00 por ano).
Graças à sua parceria com a OpenAI, fabricante do ChatGPT, a Microsoft está na vanguarda da indústria de inteligência artificial. Desde o início de 2023, a companhia de Redmond tem se concentrado em recursos de IA — um destaque é o Copilot, que já funciona integrado no Word, Outlook e outros produtos.
A concorrente Salesforce, considerada a maior fabricante de software de gerenciamento de clientes, passou boa parte de sua conferência anual Dreamforce no mês passado promovendo justamente agentes que podem lidar com tarefas como atendimento ao cliente sem supervisão.
Fonte: Olhar Digital